Tecnowhall Serviços de Informática


| Serviços de Informática |
| Manutenção de Computadores |
|Upgrades Transforme o seu Velho em Novo | |Criação de Websites | Criação de Cartões | |Acesso a Internet a Radio "NOVIDADE" |
| Vendas de Peças e Acessorios |

CONTATO (55)71-87059009 /(55)71-88138320

3G



3G ou Terceira Geração é um termo genérico que cobre várias tecnologias para redes de telefonia sem fio do futuro, incluindo CDMA2000, UMTS (W-CDMA) e EDGE. Combina Internet móvel de alta velocidade com serviços baseados em IP (Internet Protocol). Isto não significa apenas rápida conexão móvel para a World Wide Web - libertando-nos de conexões lentas, equipamento pesado e pontos de acesso imóveis. Capacitará novos caminhos para se comunicar, informação de acesso, conduzir negócios e aprender.
A indústria classifica os sistemas de telefonia celular em gerações:
a primeira geração (1G) analógica;
a segunda geração (2G), já digital e em uso intenso no Brasil;
a segunda e meia geração (2,5G), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos;
a terceira geração (3G), ainda em experiências iniciais no Japão e na Europa.
E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
Alguns fabricantes de infra-estrutura, como Motorola e Nortel, desistiram dos padrões chamados 3G e resolveram apostar na tecnologia de rede Wimax. Para alguns, isso significa que o Wimax seria uma tecnologia concorrente com padrões como o WCDMA. Para outros, as duas tecnologias serão complementares. O fato é que o 3G já é um serviço muito utilizado por japoneses e europeus. A terceira geração (3G) baseada no padrão WCDMA, com acesso HSPA, vem evoluindo a partir de 2005 e já funciona comercialmente na Europa (Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Suécia, Inglaterra, França), nos Estados Unidos, Austrália e no Japão, país no qual mais de 80% dos celulares em circulação já são 3G. No Brasil, operadoras como Claro e Telemig Celular já estão prontas para lançar o serviço, com recursos digitais e tecnológicos que representam um avanço sem precedentes no setor e velocidades que podem chegar a 7,2 Mbps. Elas dependem, entretanto, de uma autorização da Anatel. As outras operadoras ainda precisam participar de um leilão, a ser realizado em dezembro, para poderem adquirir uma faixa de frequência adicional para abrigar o serviço de 3G.
A tecnologia permite acesso mais do que rápido à banda larga e torna viável o download acelerado de arquivos de som (música) e imagem (vídeo) nos aparelhos móveis.
WCDMA: trata-se da interface rádio do padrão de 3a Geração estabelecido como evolução para operadoras GSM.
HSPA: trata-se do serviço de pacotes de dados baseados na tecnologia WCDMA, que possibilita oferecer banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. A maior novidade é que a rede HSPA abre a concorrência com provedores de internet convencionais ao oferecer serviços multimídia via telefone móvel com qualidade elevada.
A Telemig Celular realizou a primeira transmissão de dados e voz utilizando a tecnologia 3G, baseada no padrão WCDMA/HSPA (Wideband Code Division Multiple Access / High-Speed Packet Access) no país. A nova tecnologia melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia, abrindo canais para a oferta de banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. Com ela, será possível fazer vídeo-chamadas – ligações telefônicas com transmissão de áudio e imagem em tempo real –, além de acesso à internet para downloads de vídeos, músicas e outros arquivos com velocidade até 20 (vinte) vezes mais rápida que a conexão atual.
Fonte UOL